Nossa História
Nas privilegiadas terras férteis do norte do Paraná, entre as cidades de Londrina e Maringá, no inicio da década de 40, foi construída uma das mais importantes fazendas de produção de genética do Brasil: a Fazenda Santa Helena, onde nasceu a Marca DP.
Esta história inicia-se com o pioneirismo do Dr. Dante Pazzanese, fundador do primeiro Instituto de Cardiologia do Brasil (que levou seu nome), que ao visitar a região após 7 dias de viagens pelas matas do Paraná, vislumbra-se com o local e acredita que aquela região seria uma das mais importantes fronteiras agrícolas do Brasil. Já em meados de 1964, seu genro, Dr. Amadeu Duarte Lanna, responsável pela administração da fazenda e com sua reconhecida paixão e capacidade para a criação de animais de genética superior, inicia um programa de seleção de gado Nelore. Após a aquisição de matrizes de importantes criadores da época, a fazenda Santa Helena inicia no final da década de 60, um projeto de inseminação artificial, sendo uma das pioneiras na utilização desta técnica no Brasil.
A vocação do Dr. Amadeu pela criação também o levou a iniciar um plantel de cavalos Quarto de Milha de trabalho. A marca DP é nacionalmente reconhecida pelo grande patrimônio genético de seus garanhões e éguas importadas que fizeram história, e que produziram inúmeros campeões em diversas modalidades.
Atualmente, além do aprimoramento genético da raça Nelore e cavalos Quarto de Milha, a Fazenda Santa Helena mantém grande parte de sua área com a plantação de cana-de-açúcar, milho, soja e eucalipto, possuindo uma das maiores reservas privadas de mata nativa do norte do Paraná, com um grande número de perobas centenárias.