Teste de Desempenho e de Progênie Nelore DP

(TDP-Nelore DP)

 

Após 22 edições de uma Prova de Ganho de Peso nos moldes tradicionais, o ano de 2009 marcou uma nova etapa no modelo de execução e análise dos dados. A edição encerrada em abril de 2010, foi nomeada de Teste de Desempenho e de Progênie Nelore DP (TDP – Nelore DP).
Com o incremento de novas mensurações e análises, o TDP-Nelore DP chega com uma importante ferramenta na identificação de nosos touros geneticamente superiores para que a Marca DP possa oferecer ao mercado o que há de mais moderno na raça Nelore.
Além das características: ganho de peso, peso calculado e avaliação visual (EPMURAS), os animais foram submetidos à ultra-sonográfia para as características de carcaça, altura de garupa e temperamento. Os animais são avaliados em confinamento (dos 9 aos 12 meses) e a pasto (dos 12 aos 17 meses). Desta forma, são analisados através de um índice Confinamento e um índice Pasto.
Ao término das etapas e após medições AOL, EG, Altura Garupa, EPMURAS e Temperamento, são identificados os jovens reprodutores com potencial a teste de progênie.
Os animais classificados como ELITE e SUPERIORE seguem são comercializados nos leilão da marca DP.
Um dos diferenciais propostos neste TDP-Nelore DP é a avaliação da progênia em rebanhos comerciais para a produção de bois de corte. Com a realização de abates técnicos com os filhos dos touros avaliados, pode-se então confirmar a superioridade genética dos indivíduos para as características relacionadas ao abate, como o Peso da carcaça, rendimento, acabamento e maciez.
Outro grande avanço está sendo a inclusão de matriz de parentesco nas análises do Teste de Desempenho. Todo o banco de dados stá sob coordenação do Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia da USP, Campus de Pirassununga, no qual fará parte de uma dissertação de Mestrado do Médico Veterinário Fernando Manicardi, com a orientação do Prof. José Bento Feraz.
Com estes novos métodos de análises para as Provas de Gaho de Peso, espera-se que este modelo de seleção possa evoluir e manter-se como uma importante ferramenta na identificação de novos touros. Para os próximos anos, o grade avanço será a avaliação na eficiência alimentar dos animais melhor classificados através do método CAR (Consumo Alimentar Residual).
Este é o intuito da seleção DP: produção de animais melhoradores genéticamente, adaptados e eficientes nos sistemas de produção utilizados. Desta forma, promover melhorias na rentabilidade de seus clientes.